Os perigos da eletricidade
Segundo dados recentes da ABRACOPEL (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), o número de acidentes ocorridos na rede aérea dos fios elétricos de rua, aumentou no último ano. Em 2014 foram contabilizadas 72 mortes, enquanto que em 2015 os acidentes fatais somaram 97 ocorrências.
No entanto, o que surpreende é que acidentes como esses, e que envolvem diretamente a eletricidade, não ocorreram com leigos, como era de se esperar, mas sim com eletricistas profissionais. Em sua grande maioria trata-se de pedreiros, pintores, instaladores de painéis e fachadas, instaladores de TV a cabo e também de telefonia.
Ou seja, profissionais que deveriam não só conhecer os riscos, como também seguir os procedimentos de segurança e uso dos devidos equipamentos de proteção individual previstos na NR-10.
Por isso, é fundamental que empresas e profissionais sigam o que determina a legislação brasileira vigente, contribuindo para a conscientização dos perigos da eletricidade, bem como para o cumprimento das práticas preventivas de segurança do trabalho no que se refere ao desempenho de atividades profissionais dessa natureza.
A ALEC oferece uma série de serviços que visam a observância do que determina a NR-10, no que se refere à instalações e serviços de eletricidade, tais como laudo elétrico, laudo de SPDA, cálculo da roupa de eletricista, avaliação termográfica, dentre outros, bem como treinamento de riscos elétricos em baixa e alta tensão, e treinamento de áreas classificas. Para saber mais, clique aqui.
Foto: reprodução
Trackbacks & Pingbacks
[…] nós já dissemos aqui e aqui, a eletricidade gera inúmeros acidentes de trabalho todos os anos, e as causas para tanto […]
Os comentários estão fechados.