Novas cobranças para as empresas que causam acidentes de trabalho
Até 2017 o governo federal deverá aumentar a cobrança de empresas que causam acidentes de trabalho.
Atualmente, o INSS já busca o ressarcimento pelos benefícios pagos decorrentes do auxílio-doença ou pensão por morte, daquele empregador responsável pelo dano, especialmente em casos de inúmeros empregados de uma mesma empresa. A cada ano, cerca de 400 ações desse tipo são propostas na justiça. Contudo, o número de benefícios concedidos é muito maior (em 2013, último período consolidado, 377 mil novos benefícios foram concedidos), razão pela qual o governo está revendo sua estratégia. Ainda que se saiba que nem todo acidente acontece por culpa do empregador, a meta é dobrar o número de ações até o próximo ano.
Essa é mais uma razão para que as empresas adotem um plano completo voltado para a segurança e saúde do trabalho, realizando os laudos técnicos necessários, bem como os treinamentos pertinentes, tudo conforme a legislação brasileira. Conforme já dissemos aqui, um acidente de trabalho decorrente da falta de cumprimento por parte do empregador das medidas de segurança, pode levar por água abaixo qualquer negócio e, tudo isso, sem contar as despesas advindas de ações judiciais e indenizações.
Saiba como evitar esses e outros transtornos relativos a SST falando conosco. Ou clique aqui para conhecer todos os nossos serviços.
Foto: reprodução
Os comentários estão fechados.