A importância da assistência técnica em ações trabalhistas
Uma das formas de se produzir provas em processos trabalhistas é por meio de perícias judiciais. Em ações que versam sobre assuntos de segurança e saúde do trabalho ela é fundamental, já que deverá trazer em sua conclusão se de fato o trabalhador foi exposto a riscos de acidentes de trabalho por responsabilidade do empregador ou não.
No momento da produção da prova um perito judicial é nomeado pelo juiz titular da causa com o objetivo de verificar in loco as condições de trabalho. Já a empresa reclamada poderá nomear o seu próprio perito, ou assistente técnico, que deverá acompanhar a perícia.
O assistente técnico indicado pelas empresas em perícias judiciais é fundamental. É pelo seu trabalho que se estabelece o contraditório num processo desse tipo e isso quer dizer não permitir que o entendimento do perito nomeado pelo juízo reine de forma absoluta. A existência, portanto, de conclusões diversas acerca do mesmo fato, garantem a imparcialidade, segurança e eficiência da prova pericial produzida.
Foto: reprodução