Eletricidade é o que mais gera fatalidades na construção civil
E a razão para isso é puro descaso. Equipamentos que deveriam ser utilizados no sentido de evitar acidentes, como por exemplo, simples quadros de tomadas, que impediriam a ligação direta de equipamentos, bem como que fios ficassem desencapados e soltos por todo canteiro de obras, não são utilizados.
Consequentemente, o risco de choques e acidentes muitas vezes fatais, a queima e perda de equipamentos, ou até incêndios gravíssimos, se tornam situações cada vez mais comuns na construção civil, fazendo com que a eletricidade seja um dos principais motivos de óbitos nesse ambiente de trabalho, segundo dados do Ministério do Trabalho em Emprego (cerca de 450 mortes todos os anos).
Por isso, é fundamental que empresas e profissionais sigam o que determina a legislação brasileira vigente, especialmente o que prevê a NR-10, que tem como objetivo tratar da segurança em instalações e serviços de eletricidade (clique aqui para conhecer seus principais aspectos), contribuindo para a conscientização de seus perigos, bem como para a prática de medidas preventivas de segurança do trabalho no que se refere ao desempenho de atividades profissionais dessa natureza.
A ALEC oferece uma série de serviços que visam a observância do que determina a NR-10, no que se refere à instalações e serviços de eletricidade, tais como laudo elétrico, laudo de SPDA, cálculo da roupa de eletricista, avaliação termográfica, dentre outros, bem como treinamento de riscos elétricos em baixa e alta tensão, e treinamento de áreas classificas. Para saber mais, clique aqui.
Imagem: reprodução