Assistência técnica: por que contratar?
O assistente técnico indicado pelas empresas em perícias judiciais é fundamental. É pelo seu trabalho que se estabelece o contraditório em processos trabalhistas. Ou seja, sobre o entendimento do perito nomeado pelo juiz da causa são feitos questionamentos. A existência, portanto, de conclusões diversas acerca do mesmo fato, garantem a imparcialidade, segurança e eficiência da prova pericial produzida.
E é muito importante que empregadores estejam preparados financeira e tecnicamente para o enfrentamento de ações trabalhistas, contando com determinados serviços que contribuam diretamente para a redução do passivo trabalhista, utilizando-se da assistência técnica em perícias de processos desse tipo.
Conforme nós já dissemos aqui, o Tribunal Superior do Trabalho estima um aumento de cerca de 13% de novos processos, em relação ao ano de 2015. Os números mostram que a atual crise econômica tem impulsionado o crescimento de ações trabalhistas, e em muitos casos as discussões judiciais versam, dentre outras coisas, sobre o não cumprimento das normas de segurança e saúde do trabalho.
Aqui na ALEC, quando contratado os serviços de assistência técnica, faz parte do escopo de trabalho uma análise prévia da situação da empresa no que se refere às condições de segurança do trabalho. Trata-se de um trabalho qualificado, anterior a própria perícia, que não só prepara melhor o empregador para o combate jurídico, como também pode sinalizar medidas a serem tomadas para evitar que novas ações sejam propostas.
Imagem: reprodução