Observatório Digital de SST divulga números de acidentes de trabalho.

O Observatório Digital de Segurança e Saúdo do Trabalho foi desenvolvido e é mantido pelo Ministério Público do Trabalho, em cooperação com a Organização Internacional do Trabalho, e periodicamente atualiza os números de acidentes de trabalho havidos no Brasil. A constatação é válida no sentido de que políticas e práticas prevencionistas possam ser pensadas e implementadas por todos.

E os números* são alarmantes. Por exemplo:

  • 4.503.631 acidentes foram registrados, com CAT´s e sem CAT´s, no período de 2012-2018. Portanto, é estimado 1 acidente a cada 49s;
  • 16.455 mortes acidentárias foram notificadas no período 2012-2018, o que equivale a 1 morte em acidente a cada 3h 43m 42s;
  • já na distribuição geográfica, os Estados com maior ocorrência de acidentes nesse mesmo período foram: São Paulo (1,3 milhão), Minas Gerais (353 mil) e Rio Grande do Sul (278 mil).

A realidade é que esses números podem ser ainda maiores, já que nem todos os acidentes são efetivamente notificados, e somente uma gestão de segurança e saúde do trabalho adequada é capaz de contribuir para que de fato haja uma diminuição da quantidade de acidentes e mortes acontecidos em decorrência das atividades laborais.

Ela sempre deverá ser desenvolvida no sentido de prevenir acidentes, doenças, fatalidades e de cumprir as normas legais acerca do assunto. Deverá também conhecer de forma ampla todos os processos da empresa, suas instalações e atividades, a partir do qual poderão ser considerados todos os riscos e estabelecido o sistema de combate e prevenção de acidentes e doenças, o qual deverá ser coordenado por profissional preparado para isso.

E para implementar na sua empresa esse modelo, conforme os parâmetros legais e de acordo com o porte e ramo do seu negócio, fale conosco.

revistadigital_cat_SST_1

*Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho (MPT-OIT): 2018. Dados acessados em 02 de maio de 2019. Disponível online no seguinte endereço http://observatoriosst.mpt.mp.br.